Ícone para loading

Mixxon logo

Tempos modernos pedem uma casa sustentável. Veja como transformar a sua
Dicas e Atualidades

Tempos modernos pedem uma casa sustentável. Veja como transformar a sua

Em tempos de menos consumo, reciclagem de lixo e outras atitudes ecológicas, nada melhor do que pensar em ter uma casa sustentável. Profissionais como engenheiros e arquitetos podem te ajudar nessa tarefa, mas também podemos dar uma forcinha com algumas dicas básicas. Anotem aí.

Para começar, é sempre bom ter na área externa da casa uma composteira, que transforma resíduos orgânicos em húmus. Por lixo orgânico, leia-se cascas de frutas, verduras e rejeitos alimentares, que, se misturados com o lixo comum, podem gerar gases super tóxicos para a atmosfera.

 

 

 

 

Não existe uma receita pronta para materiais corretos para uma casa sustentável. Mas a madeira certificada pode ser usada com maior incidência na construção civil  – só é preciso ter cuidado para não aplicá-la em locais de alta manutenção, como decks molhados. O aço acaba sendo uma opção viável por ser mais fácil de reciclar do que o concreto, mas em termos de desempenho térmico, o concreto ganha. O importante para escolher o material é entender a compatibilidade e vida útil de cada material de acordo com o uso e necessidade de cada construção.

Outro passo para uma casa mais sustentável, é a redução do uso de energia. E as formas mais sustentáveis de se obter energia são através de painéis termo-solares e de sistemas fotovoltaicos, que captam a energia diretamente vinda do sol.

Reduzir a demanda de água com bons hábitos e dispositivos economizadores é uma quase obrigação hoje em dia. Em casas e condomínios, a prática mais comum é o sistema de aproveitamento de água da chuva. Dependendo dos índices pluviométricos e necessidade de água não potável da residência, essa ‘reciclagem’ de água pode dar retorno em menos de um ano.


Texto por Vanessa Kopersz

Imagens Pinterest 

Talvez você também goste