Ícone para loading

Mixxon logo

Saiba mais sobre o chá, a bebida que vai te conquistar nesse inverno
Lifestyle

Saiba mais sobre o chá, a bebida que vai te conquistar nesse inverno

Com esse friozinho todo que é característico do inverno, a vontade de tomar um chá fica ainda maior. Tão apaixonante quanto o café e menos ácido para o estômago, o chá é queridinho no mundo todo. Estima-se que pelo menos 3 bilhões de xícaras da bebida sejam consumidas todos os dias no planeta. Quer entender mais sobre o que é realmente uma xícara de chá?

Para começar, originalmente, “chá” é o nome dado à infusão feita com a espécie ‘Camellia sinensis’. Assim, os chás que são mais consumidos ao longo do planeta (verde, preto, branco, vermelho e oolong) variam de acordo com o método de oxidação, mas todos são feitos dessa infusão base. Os famosos chá mate, de erva doce, de camomila e de hortelã, são, na verdade, infusões desses elementos presentes na natureza. Mas o que acontece quando um chá é misturado com uma infusão? A bebida que nasce dessa combinação é chamada de chá aromatizado. De modo geral, os chás e as infusões devem ser tomados antes de anoitecer, já que são bebidas que contêm cafeína e podem atrapalhar o sono. Mas em geral, o chá é uma bebida super do bem, já que é rica em polifenóis, combatendo assim os radicais livres, melhorando o sistema imunológico e com o poder de reduzir os níveis de colesterol. Listamos abaixo os principais tipos de chás e seus benefícios.


Hortelã – folha usada para deixar o hálito bom ,tem aroma revigorante e serve como antiparasita e antifúngica, ou seja, um poderosa aliada para matar bactérias, além de auxiliar na digestão, ajudando a amenizar a azia.

Alecrim – excelente digestivo, ainda mais poderoso que o hortelã, este chá é muito usado para ajudar pessoas que lutam contra a balança, já que o alecrim ajuda na sensação de saciedade.

Erva Doce – relaxante e de aroma suave, esse chá ajuda no combate a cólicas e gases, além de melhorar a digestão.

Canela – poderoso chá,  é acelerador de metabolismo e também ajuda no combate ao Diabetes, já que a canela regula o açúcar no sangue. Estudos sugerem que a canela também auxilia na redução do colesterol.

Chá Verde – de ação termogênica, é um potente acelerador de metabolismo e desintoxicante. Ainda ajuda nas defesas do organismo, prevenindo problemas cardiovasculares, já que controla o colesterol e ainda tem vários princípios ativos que ajudam na prevenção do câncer.

Gengibre - um dos melhores anti-inflamatórios presentes na natureza,  o chá dessa raiz atua no sistema digestivo controlando cólicas e gases. O poderoso chá ainda ajuda em enjoos e náuseas, principalmente  em grávidas.

Erva cidreira – esta é uma que erva que auxilia o sistema digestivo e ameniza gases, ou seja, é excelente chá para ser ingerido após refeições, além de ter efeito calmante e sedativo.

Camomila – de ação e aromas calmantes, a camomila é ótima para combater ansiedade, insônia e até auxilia na cura da enxaqueca. Ótimo chá para ser tomado na TPM ou de noite, antes do sono.


Texto por Vanessa Kopersz

Talvez você também goste