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Como dar um up no seu Sistema Imunológico
Dicas e Atualidades

Como dar um up no seu Sistema Imunológico

Manter o corpo e a mente em funcionamento através de uma dieta saudável  é de extrema importância — mas, agora, em tempos de Pandemia do novo Coronavírus, que ataca especialmente quem está com a imunidade baixa, a alimentação é especialmente essencial. Uma nutrição saudável reduz comprovadamente o risco de doenças crônicas, como as cardiovasculares, diabetes e obesidade, que também são fatores de risco para contrair o Coronavírus.

 

Comer bem também reduz a probabilidade de sofrer de depressão e ansiedade. E os melhores alimentos para a psique são aqueles que também são saudáveis para o corpo. O cérebro se beneficia principalmente de carboidratos complexos, como os encontrados em frutas, vegetais e cereais integrais, já que a energia desses alimentos é liberada lentamente e isso tem um efeito estabilizador no nosso humor. Uma dieta para dar um up no sistema imunológico deve incluir alimentos com alto teor das vitaminas chave, que são as A, B, C, D e E - além dos minerais ferro, zinco e selênio.

 

 


As vitaminas do complexo B são encontradas principalmente em vegetais verdes como brócolis e espinafre - e também em feijões, bananas, ovos, aves, peixes e beterrabas. Essas vitaminas são importantes para que nosso cérebro libere os "hormônios da felicidade", serotonina e dopamina. O funcionamento do intestino também tem uma forte influência no humor e no bem-estar psicológico. Os prebióticos e probióticos, encontrados em alimentos fermentados como iogurte, kefir, tempeh, chucrute e kimchi, têm efeitos anti-inflamatórios e podem melhorar o humor e as funções cognitivas.

 


Outro fator chave para que a imunidade esteja em alta é dormir bem, isto porque durante o sono, o corpo trabalha para melhorar: células são reparadas, toxinas são eliminadas, informações são processadas e a memória é fortalecida. A privação do sono também nos torna mais suscetíveis a doenças crônicas, como diabetes, obesidade e doenças cardíacas – aquelas mesmas que facilitam a morte por Coronavírus. Assim como as pessoas seguem determinadas rotinas de alimentação, trabalho e esportes, é importante um ritmo de sono uniforme. Para a maioria das pessoas, de seis a nove horas de sono por noite são suficientes. Para deixar seu corpo pronto para combater bactérias e vírus, também é fundamental praticar exercícios físicos.Isto porque o movimento inunda o corpo com hormônios da felicidade, como as endorfinas e a serotonina, reduzindo o estresse e a ansiedade.

 

Texto por Vanessa Ming

Fotos por Unsplash

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