Ícone para loading

Mixxon logo

Como a melatonina pode ajudar em seu sono e qualidade de vida
Lifestyle

Como a melatonina pode ajudar em seu sono e qualidade de vida

Com certeza, quem é ligado em redes sociais e em noticiário já deve ter ouvido falar na melatonina. Trata-se de um hormônio produzido pela glândula pineal (localizada no cérebro) que atinge seu pico de produção quando estamos dormindo, assim regulando o relógio biológico. Por isso, muita gente ao redor do mundo têm usado a versão sintética do hormônio para ajudar a regular o sono e aliviar o mal da insônia.


Mas os benefícios da melatonina vão além: ela também ajuda a melhorar o humor, a imunidade e toda a parte cognitiva, como a memória - e ainda dá mais disposição.


A melatonina também pode ser indicada ainda nos casos de obesidade. Isso porque quando as pessoas dormem pouco, têm uma alteração dos neurotransmissores da saciedade e da fome – quem dorme menos que sete horas por dia tende a comer mais. Quando o sono está regulado, é mais fácil emagrecer. E o ritmo dos hormônios, principalmente aqueles que regulam o metabolismo, fica equilibrado.


Segundo especialistas, a melatonina é natural e não vicia. Por enquanto, a sua venda no Brasil ainda não está liberada pela Anvisa, mas dá para pedir para que um clínico geral solicite uma receita para farmácias de manipulação. E atenção: se você adora ver TV, ou ficar ligado no computador, celular ou no tablet antes de dormir, saiba que a luz azul emitida por esses aparelhos prejudica na síntese natural da melatonina.

 

Texto por Vanessa Kopersz 

Talvez você também goste