Ícone para loading

Mixxon logo

Um guia básico para os cuidados essenciais com a pele
Dicas e Atualidades

Um guia básico para os cuidados essenciais com a pele

Vem estação, vai estação e quem sofre com tantas mudanças é a pele do rosto. Se a ideia é manter a tez intacta durante o ano todo, o ideal é seguir uma rotina básica de cuidados, para não causar danos a nosso bem mais valioso. Veja só!

 

Ritual Básico

 

Um dos erros mais comuns nos cuidados básicos com o rosto é escolher produtos que não são adequados ao seu tipo de pele, evitando uma pele com reações como oleosidade excessiva, espinhas e ressecamento. Então, antes das compras de beleza, é fundamental saber se a sua pele é seca, oleosa, mista ou sensível.

Uma vez que você sabe o seu tipo de pele, basta escolher os produtos adequados às necessidades dela e criar um ritual de cuidados. Se você é daquelas pessoas que gosta de uma rotina livre de complicações, mas que cumpra com os passos fundamentais, quatro gestos simples já são suficientes: limpar, hidratar, tonificar e proteger a pele da exposição solar.

Normal, seca, mista ou oleosa, a pele do rosto deve ser limpa duas vezes ao dia: uma de manhã (de preferência logo ao acordar) e uma à noite (antes de dormir). O procedimento da noite pode ser complementado com a aplicação de produtos antioxidantes, clareadores de manchas ou regeneradores celulares. Essas funções são conseguidas com ácidos (normalmente o retinoico, glicólico ou o azelaico), que não devem ser aplicados quando há exposição aos raios solares.

O protetor solar é outro item essencial e evita a ação dos raios UVA e UVB sobre a pele, prevenindo o envelhecimento precoce e o câncer de pele. E tem mais: também protege contra o aparecimento de manchas, flacidez e rugas. Hoje em dia, é obrigatório aplicar protetor solar no rosto, mesmo que o destino não seja a piscina ou a praia. Isso mesmo: tem que passar para ir trabalhar, estudar ou circular pela cidade. Ao comprar seu filtro solar, certifique-se de que ele tenha proteção contra raios UVB (pelo FPS, que as especialistas recomendam que seja 30) e contra raios UVA (pela presença de sinais de “+” no rótulo – podem ser até três).

 

 

 

 

Ritual não tão básico

 

É possível incrementar a sua rotina de beleza com máscaras faciais, esfoliantes, séruns, óleos, entre outros. Você pode utilizar esses produtos para preparar a pele para alguma ocasião especial ou até mesmo como um mimo durante a semana. Máscaras de argila, para pele oleosa e outras, como as anti-estresse, também são bem-vindas.

Por mais cansada que esteja, reserve uns minutinhos do fim do dia para a retirada da maquiagem e a rotina de limpeza da noite. Dormir sem maquiagem evita a obstrução dos poros, o aparecimento de cravos e espinhas, o aumento da oleosidade, a diminuição do viço e o envelhecimento precoce da pele.

Para finalizar, uma ajuda interna à ação externa de produtos para a pele é a hidratação do organismo de fora para dentro, ou seja, beber água. O corpo que não é hidratado adequadamente se reflete em uma pele flácida e sem viço. E a água ingerida também ajuda a eliminar toxinas, deixando a pele menos propensa a cravos, espinhas e marcas em geral.

 

 

Texto por Vanessa Kopersz

Talvez você também goste