Ícone para loading

Mixxon logo

Tratamentos caseiros para os cabelos e pele: eficientes e naturais
Dicas e Atualidades

Tratamentos caseiros para os cabelos e pele: eficientes e naturais

Hoje em dia são raros os cabelos que ainda não passaram por nenhum processo químico como coloração, luzes, alisamentos e similares. Pois agora a onda é gastar menos com cremes de marcas famosas e investir em ingredientes naturais em rituais de beleza feitos em casa para recuperar os fios. E até a própria indústria de cosméticos vem investindo cada vez mais nessa tendência, incluindo itens naturais em suas já consagradas fórmulas. Por isso, selecionamos aqui um apanhado de receitas para que você trate de suas madeixas em casa:

 

1 – Mix de mel e azeite pós-condicionador

 

 

 

 

O mel ajuda muito a recuperar os fios, pois é rico em queratina, proteína fundamental na construção capilar. Já o azeite é antioxidante natural, já que inibe a produção de DTH, hormônio que pode fazer com que os cabelos caiam. A mistura deve ser usada depois do condicionador na seguinte medida: um copo de mel com duas colheres de azeite. E tem de enxaguar bastante depois, para tirar completamente os resíduos.

 

2- Mix de abacate, banana e iogurte pós-condicionador

 

 

 

 

Quer um mix poderoso para usar nos fios pós-lavagem? Então é só misturar ¼ de abacate, meia banana e uma colher de sopa de iogurte para compor um super creme de tratamento para os fios.


O abacate é naturalmente hidratante e contém ácidos graxos e vitamina E, antioxidante. A banana, rica em vitaminas, contém propriedades que agem selando os fios – conseguindo manter os nutrientes nas fibras.

Já o iogurte, com propriedades da vitamina A, ajuda na reconstrução das células capilares. Para usar essa receita caseira, basta lavar os cabelos com shampoo e condicionador e deixar a mistura nos cabelos por 20 minutos, enxaguando bastante em seguida.

 

3- Manga e clara de ovos como mix pós-condicionador

 

 

 

 

A manga é rica nas vitaminas A, B e C, que ajudam na reconstrução dos fios e na prevenção da queda. Já as claras dos ovos, ricas em albumina, é o alimento mais protéico de todos, o que ajuda a deixar as fibras dos fios capilares tinindo e reconstruídas.


Para usar a mistura, basta bater os dois ingredientes no liquidificador e aplicar nos cabelos após o condicionador, enxaguando depois.

 

4- Vinagre de maçã ou chá de erva cidreira como leave in

 

 

 

 

 

Os dois são selantes naturais para os fios, pois fecham as cutículas. A ideia é passá-los depois de levar e deixá-los secando ao natural, apesar do cheiro forte. Vai valer à pena. Os cabelos ficarão fortes e hidratados.

 

E não só as madeixas podem ser beneficiadas com essas receitas caseiras. A pele do rosto também pode ficar bem mais radiante com itens naturais e receitinhas preparadas em casa. Anotem aí:

 

• Se sua pele é seca, misture meio abacate amassado com ¼ de xícara de mel espalhe a mistura no rosto, deixando na pele por 10 minutos. Depois, é só enxaguar e ver a diferença do brilho e a radiância.

 

• Já se sua pele é oleosa, faça uma pasta do suco de um limão com um pouco de aveia em flocos, aplicando nas áreas mais críticas - a famosa zona T-, lavando depois.

 

• Para aquelas que sofrem com cotovelos ressecados, a dica é misturar quatro colheres de sopa de açúcar mascavo com duas colheres de azeite mais um pouco de hidratante labial até formar uma pasta e aplicar no local, lavando depois.

 

• Se o problema é a temida acne, misture seis comprimidos (não revestidos) de aspirina com água e uma colher de chá de mel orgânico, mexendo até obter uma pasta. Aplique nas espinhas e deixe agir por dez minutos até enxaguar.

 

Texto por Vanessa Kopersz 

Talvez você também goste