Ícone para loading

Acrobat logo

Saiba como a falta de sol pode te causar prejuízos físicos e mentais durante o isolamento
Lifestyle

Saiba como a falta de sol pode te causar prejuízos físicos e mentais durante o isolamento

Durante esse sofrido período de isolamento social, muita gente vem se esquecendo de um importante fator para dar um up na saúde, que é a exposição ao sol. A falta de exposição aos raios solares é um perigoso precedente para várias doenças. Isso pois quando expomos nossa pele à luz solar, nosso corpo começa a produzir vitamina D, também conhecida como a "vitamina do sol".

 

Ela desempenha um papel muito importante para o bom funcionamento de vários órgãos e tecidos do organismo. A primeira consequência da falta de sol é a fragilidade dos ossos. Afinal, faz tempo que o cálcio e a vitamina D têm sido reconhecidos como nutrientes fundamentais para a saúde e mineralização dos ossos. O cálcio é absorvido no intestino com a ajuda da vitamina D. Pessoas que não se expõem à luz solar suficientemente sofrem de dor nos ossos, fraqueza muscular, raquitismo, osteomalacia e osteoporose.

 

Estudos também provam que a baixa exposição solar e a consequente deficiência de vitamina D nas células podem levar ao desenvolvimento do câncer colorretal. Por mais incrível que pareça, são os níveis da vitamina D que determinam a sobrevivência e o crescimento das células cancerígenas.

 

 

O sol também desempenha um papel muito importante em nosso estado de espírito. A falta de luz solar é um precursor para a depressão, já que os raios solares estimulam a produção de serotonina, sensação responsável pelo nosso bem estar.

 

A ausência de sol também traz problemas para a pele, como por exemplo, a psoríase. Essa doença é caracterizada pelo mau funcionamento do sistema imunológico, e a vitamina D pode alterar positivamente esse equilíbrio. A exposição aos raios ultravioleta B pode ser uma maneira eficiente para tratar psoríase, acne e outros problemas de pele. Manter uma boa dose de vitamina D em sua vida fará com que você note uma grande diferença na saúde da sua pele. Por isso, invista em uma boa alimentação, cheia de frutas, verduras e legumes, e tente tomar sol em um cantinho da casa ou do seu prédio.

 

Texto por Vanessa Ming

Talvez você também goste