
Como dormir melhor em tempos de pandemia
Desde que a quarentena pela pandemia da Covid19 foi decretada no Brasil, muita gente vem perdendo o sono por conta da insegurança quanto ao futuro. Esta alta ansiedade pode acarretar episódios de pânico e até depressão. Por isso, listamos aqui cinco passos que você pode tomar para dormir bem durante a pandemia de coronavírus e tentar levar esta crise da maneira mais sossegada, dentro do possível:
1. Evite o celular horas antes de dormir
Os aparelhos eletrônicos emitem níveis mais altos da luz azul, responsável por diminuir a produção noturna de melatonina, hormônio que induz ao sono. Se você estiver usando o smartphone, tablet ou computador, ative o modo noturno do aparelho. Isso diminuirá a luz que afeta negativamente os ciclos de sono.
2. Pratique exercícios físicos em casa
O que você faz com o seu corpo durante o dia é extremamente importante para uma boa noite de sono – tudo porque as endorfinas liberadas durante a prática de atividades físicas são relaxantes. Estar fisicamente cansado no final do dia aumenta a probabilidade de um sono fácil e reparador. Embora fazer tarefas domésticas durante o dia queime algumas calorias, os exercícios físicos podem realmente melhorar o seu sono.
3. Mantenha uma rotina adequada para dormir e acordar
Com você trabalhando em home office, parece difícil ter uma rotina adequada e horários disciplinados. Mas tudo isso é essencial para a qualidade do sono. Uma das maneiras mais simples e fáceis de ajudar a manter o seu ciclo de sono e vigilância em dia é definir uma hora de dormir e acordar para todos os dias.
4. Que tal um break no noticiário?
Em tempos de pandemia, é essencial se manter informado sobre as recomendações de saúde contra o coronavírus. Mas assistir TV ou ler em excesso sobre a pandemia acaba aumentando o risco de desenvolver transtornos de ansiedade. Encontre o ponto ideal: mantenha-se informada sem se tornar uma viciada em televisão ou uma ansiosa-hipocondríaca.
5. Obtenha luz natural – especialmente de manhã
A luz azul que interrompe o sono à noite tem o efeito oposto pela manhã. Isso porque a maioria das luzes artificiais não são fortes o suficiente para ter um efeito positivo –já a luz do sol ajuda o corpo a produzir Vitamina D, que dá um up no sistema imunológico. Por isso, faça uma caminhada matinal ou uma corrida sob o sol – sempre mantendo o distanciamento social. Se você estiver trabalhando em casa, posicione sua mesa de frente para a janela para a entrada de luz solar.
Texto por Vanessa Ming
Fotos por Unsplash