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As vantagens da meditação para a saúde
Lifestyle

As vantagens da meditação para a saúde

O boom da meditação e da yoga tem levado milhares de pessoas em busca de um estilo de vida mais saudável. E não é só a mente que sai ganhando. O corpo também sente benefícios diretos na saúde. A receita para lidar com dezenas de problemas no organismo é apenas fechar os olhos, parar de pensar em si e se concentrar exclusivamente no presente.
A ciência está descobrindo que os benefícios da meditação são muitos, e vão além do simples relaxamento. Nos últimos anos, os pesquisadores ocidentais começaram a entender por que, afinal, meditar funciona tão bem, e para tantos problemas de saúde diferentes. Com a ressonância magnética e a tomografia, especialistas constataram que a meditação muda o funcionamento de algumas áreas do cérebro, e isso influencia o equilíbrio do organismo como um todo.

Os principais benefícios da técnica milenar incluem a redução do stress, já que pessoas que meditam todos os dias há mais de dez anos têm uma diminuição na produção de adrenalina e cortisol, hormônios associados a distúrbios como ansiedade, déficit de atenção e hiperatividade e stress.

 

 

 


Meditar também é útil para reduzir em 47% as chances de ataque cardíaco e infarto em adultos. Foi o que concluiu a Associação Americana do Coração, depois de acompanhar um grupo de pacientes de 59 anos de idade, em média, ao longo de nove anos. Em muitos casos de adultos, a insônia é outro sintoma de depressão. A meditação também funciona para atacar tudo isso. A Universidade da Califórnia conseguiu reduzir os casos de depressão entre 20 idosos com um simples programa de oito semanas de relaxamento, meia hora por dia.
Ainda de acordo com um grupo de neurocientistas do Center for Investigating Healthy Minds da Universidade de Wisconsin-Madison, a resistência de quem medita é maior em situações em que o stress influencia diretamente no nível de dor – caso de artrite e inflamações intestinais. 
Depois de tantas evidências cinetíficas, corra para comprar seu tapetinho e comece a meditar, nem que seja por cinco minutos, ao levantar.

 

 

Texto por Vanessa Kopersz

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