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Aprenda a desacelerar na hora de dormir
Dicas e Atualidades

Aprenda a desacelerar na hora de dormir

Em nossa atual rotina, somos frequentemente bombardeadas com o estresse do trabalho, filhos, afazeres da casa e ainda por cima, com o advento da tecnologia, não resistimos a dar várias checadas nas redes sociais e nas notícias que pipocam em nossas telas de celular. Assim, não raro, na hora de dormir, ao deitar a cabeça no travesseiro, somos atingidas por uma agitação que persiste por minutos ou até horas, antes de o sono chegar. Para melhorar sua qualidade de sono e descando, selecionamos dicas de relaxamento para colocar em prática minutinhos antes de dormir.


Pare de usar celulares e aparelhos eletrônicos no mínimo 1 hora antes de ir para cama. Além de diminuir as horas dormidas, trocar mensagens e ver o Instagram e o Facebook, não permite que o sono tenha continuidade. A luminosidade dos aparelhos eletrônicos também impede a produção adequada de melatonina, o hormônio ligado a uma boa noite de sono.


Inclua em sua rotina alguns alimentos que ajudam a desacelerar. Opte por versões ricas no aminoácido essencial triptofano, que regula os níveis de serotonina no cérebro e auxilia no processo de relaxamento do corpo. Na lista: castanhas, amêndoas, sementes de girassol, frutos do mar, peixes, peito de peru, laticínios e cerejas.


Saia do automático lentamente e com atenção. Comece a prestar atenção nas ações simples que faz antes de deitar, como escovar os dentes, tomar banho, ler um livro, colocar o pijama e outras.


Use aromas de relaxamento. Óleo essencial de lavanda pode ajudar a aquietar a mente, assim como chás como o de camomila também dão aquela ajudinha para relaxar.

 

Respire profundamente. Preste atenção nos movimentos da respiração e feche os olhos. Faça esse exercício durantes uns minutos, ajudará a desacelerar e pegar no sono mais rapidamente.

 

 

Texto por Vanessa Kopersz

Foto Pixabay 

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