Mixxon logo

Acne tardia acontece: saiba como tratar
Lifestyle

Acne tardia acontece: saiba como tratar

Infelizmente, a acne pode ser mais do que um problema passageiro da adolescência e acontecer também na idade adulta: cerca de 40% dos adultos com mais de 25 anos sofrem com o problema, principalmente as mulheres – isso por conta da carga hormonal que carregam.


Mesmo que as alterações hormonais sejam o principal vilão no caso feminino, fatores como hereditariedade, estresse, exposição à luz ultravioleta, obesidade e níveis aumentados de colesterol e lipoproteínas de baixa densidade podem ser algumas das causas por trás da acne adulta.


Mesmo que raros, os cravos e espinhas nos adultos podem ser também sintomas de outras condições ou doenças: podem indicar uma desordem endócrina subjacente como a síndrome do ovário policístico (SOP), a hiperplasia adrenal e a síndrome metabólica. Por isso, é importante investigar caso a caso, com uma avaliação diagnóstica que envolva um time de especialistas.


As formas de tratar a acne adulta ainda são bem próximas do tratamento da acne comum. O ideal é começar com aplicação de soluções tópicas, com ácido salicílico. A rotina de cuidados, no entanto, é imprescindível. A recomendação é lavar o rosto pelo menos duas vezes ao dia com sabonetes e produtos apropriados, abusar de adstringente, protetor solar e hidratantes indicados para peles oleosas. Produtos secativos em gel podem ser usados pontualmente para as lesões.


Vale lembrar que a maquiagem e outros cosméticos diários devem ser de preferência oilfree ou adequados para pele acneica. Outras substâncias como o ácido retinóico, o peróxido de benzoila e o ácido azelaico podem compor o tratamento, dependendo da recomendação médica.

 

 

Texto por Vanessa Kopersz

 

 

Talvez você também goste